quarta-feira, 17 de abril de 2013

Lembranças de aulas de Ciências do 7 ano



1. Observe a imagem e aponte o ser heterotrófico e o ser autotrófico.



2. Classifique as imagens abaixo especificando os gêneros e as espécies. A imagem da esquerda é uma laranja pera e a imagem da direita é uma laranja crava.

 
3.  Observe as imagens abaixo e faça um quadro citando o que abordamos em sala de aula.


 


 




Postado por: Ana Fidelis
Bons Estudos.




Revisão de Ciências do 8 ano



1. Nesta imagem verificamos uma célula com suas estruturas.



a) O que é célula?
b) Quem é responsável pela entrada e saída de substâncias da célula?
c) Qual a função da Mitocôndrias?
d) Qual a função dos Ribossomos?
e) Qual a função dos Lisossomos?
f) Qual a função do Complexo de Golgi?
g) Qual a diferença entre o Retículo Endoplasmático Liso para o Rugoso?Quais suas funções?

2. Na imagem abaixo verificamos uma Membrana plasmática. 


a) Descreva os tipos de transportes ativo, passivo e em bloco. 
b) Por que a membrana plasmática é chamada de lipoproteica?

3. Na imagem abaixo verificamos tecidos. 

a) O que é tecido?
b) Como são classificados os tecidos?

4. Observe a imagem abaixo.


a) Em qual nível encontramos os carboidratos? O que são carboidratos e como são classificados?
b) Em qual nível encontramos os lipídios? O que são lipídios e como são classificados?
c) Em qual nível encontramos as vitaminas? O que são vitaminas e como são classificadas?
d) Em qual nível encontramos as proteínas? O que são proteínas e como são classificadas?

5. Andreza, Mariana, Myllena e Ana, foram almoçar no Barzinho e pediram ao garçom uma porção de batata frita, duas porções de arrumadinho de charque com picanha, para beber pediram suco de acerola e laranja e para sobremesa pediram quatro fatias de bolo de chocolate. Então classifique os alimentos da questão.


Postado por: Ana Fidelis
Bons Estudos.










terça-feira, 16 de abril de 2013

Aula 6 de Ciências do 6 ano



A erosão do solo
Como sabemos as chuvas, o vento e as variações de temperatura provocadas pelo calor e pelo frio alteram e desagregam as rochas. O solo também sofre a ação desses fatores: o impacto das chuvas e do vento, por exemplo, desagrega as suas partículas. Essas partículas vão então sendo removidas e transportadas para os rios, lagos, vales e oceanos. 


Fizemos esta prática na turma do 6 ano A, verificamos que na caixa com a vegetação quando colocamos água a quantidade de terra removida foi menor do que da outra caixa que não tinha vegetação. Chegamos a conclusão que a vegetação ajuda a combater a erosão. Por isso, não devemos agredir tanto os ambientes naturais, pois quando há um grande período de chuva nas grandes cidades verificamos nas reportagens casas que foram removidas por conta da chuva. Por isso, devemos ter cuidado, com nossas ações ao meio ambiente, pois tudo que fazemos ao meio temos uma resposta.


 Exercícios de Fixação

1. Faça uma relação da erosão com o lixo em locais inapropriados.
  

Quero que todos fiquem assim na nossa Avaliação.




Postado por: Ana Fidelis
Bons Estudos







Aula 5 de Ciências do 6 ano




Formação do Solo

A camada de rochas na superfície da Terra está, há milhões de anos, exposta a mudanças de temperatura e à ação da chuva, do vento, da água dos rios e das ondas do mar. Tudo isso vai, aos poucos, fragmentando as rochas e provocando transformações químicas. Foi assim, pela ação do intemperismo, que, lentamente, o solo se formou. 

a)    A chuva e o vento desintegram as rochas.

b)     A instalação e a reprodução desses organismos vão aos poucos modificando o local.  As raízes de plantas que crescem nas fendas das rochas irão contribuir para isso.

c)    A medida que morrem, esses organismos enriquecem o solo em formação com matéria orgânica e, quando ela se decompõe, o solo se torna mais rico em sais minerais. Outras plantas, que necessitam de mais nutrientes para crescer, podem então se instalar no local. Começa a ocorrer o que se chama de sucessão ecológica: uma série de organismos se instala até que a vegetação típica do solo e do clima da região esteja formada.

O que existe no solo

O solo é composto de areia e argila, vindas da fragmentação das rochas, e de restos de plantas e animais mortos (folhas, galhos, raízes, etc.). Esses restos estão sempre sendo decompostos por bactérias e fungos, que produzem uma matéria orgânica escura, chamadas húmus. À medida que a decomposição continua, o húmus vai sendo transformado em sais minerais e gás carbônico. Ao mesmo tempo, porém, mais animais e vegetais se depositam no solo e mais húmus é formado.


O Preparo e a preservação do Solo
      
     Quando o solo não apresenta condições necessárias à agricultura ou quando se deseja melhorar as suas condições, alguns cuidados devem ser tomados, como adubação, rotação de culturas, aragem do solo, irrigação e drenagem. Adubar significa enriquecer o solo com elementos nutrientes, quando ele está deficiente de minerais. Para isso, são utilizados adubos, substâncias capazes de fertilizar o solo.


Rotação de culturas
A rotação de culturas consiste de alternar o plantio de leguminosas com outras variedades de plantas no mesmo local. 



Aragem do solo
Arar o solo é outro cuidado que se deve ter para o solo não ficar compactado, "socado". Revolver a terra, além de arejar, facilita a permeabilidade do solo, permitindo que as raízes das plantas penetrem, no solo, além de levar para a superfície o húmus existente.



Minhocas - arados da natureza

As minhocas realizam um verdadeiro "trabalho" de arado no solo. Ao se movimentarem, elas abrem túneis e engolem parte da terra que deslocam, retirando daí o seu alimento. Esses túneis, também denominados galerias, aumentam a porosidade do solo, e por isso,  a circulação do ar e a infiltração de água se intensificam. As suas fezes contribuem para a formação do húmus, matéria orgânica importantíssima para a fertilidade do solo, facilitando o desenvolvimento de microorganismos decompositores ou fixadores de nitrogênio.

Exercícios de Fixação

1.  Observe a imagem abaixo e responda as questões.
a
 Nesta imagem verificamos uma rocha que sofreu intemperismo. Mas o que é intemperismo?
2. O que Húmus?
3. O que é Rotação de Culturas?
4. Para que serve a minhoca?


Postado por: Ana Fidelis
Bons Estudos














Aula 4 de Ciências do 6 ano


A Estrutura da Terra 

A Terra tem forma aproximadamente esférica e é achatada nos pólos. Sua estrutura interna é dividida em crosta terrestre, manto e núcleo.


A crosta terrestre é a camada mais superficial. É o nosso chão, ou seja, a parte do planeta sobre o qual andamos, vivemos, construímos as nossas casas. 
O manto fica abaixo da crosta terrestre. É formado por material semelhante ao da crosta terrestre, submetido a pressão intensa e à temperatura elevada. O manto possui partes menos rígidas, de consistência pastosa, formada por rochas derretidas. A parte do manto formada por rochas derretidas é chamada de magma. Quando um vulcão entra em erupção, o magma é expelido e passa a ser denominado lava.
A parte mais externa do manto juntamente com a crosta terrestre formam a litosfera.
O núcleo localiza-se na parte central da Terra, abaixo do manto, com cerca de 3400 km de espessura. O núcleo pode ser dividido em duas partes. A parte de fora, chamada núcleo externo, é líquida, sendo formada principalmente de ferro e níquel derretidos. A parte de dentro, o núcleo interno, contém principalmente ferro sólido.

Exercícios de Fixação

1. Agora que você já sabe que a camada mais interna do planeta Terra é o núcleo, que a camada intermediária (que fica entre uma camada e outra) é o manto e que a camada mais superficial é a Crosta Terrestre, responda:

a)    Qual das três Camadas da Terra você acredita que seja o mais quente? E a mais fria?

b) Por quê?


Postado por: Ana Fidelis
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Aula 3 de Ciências do 6 ano




Formação dos Ambientes na Terra

O material que forma a superfície do Planeta Terra é o mesmo material que forma toda a estrutura da Terra. A parte da Terra que ficava em contato com o ar se resfriou e endureceu, formando essa parte dura chamada Superfície. O vulcanismo é a atividade dos vulcões, também ajuda na formação da superfície do planeta Terra, pois libera, constantemente, material do interior da Terra, que endurece e cria novas terras. Além do material pastoso, que existe no interior da Terra, também saem, do seu interior, gases e vapor d’água.

O vapor que saía dos vulcões se transformou em gotículas, que caíram sob a forma de chuva. E choveu muito. Essa é uma das explicações para a formação dos oceanos. O planeta Terra é formado de quatro ambientes: Litosfera, Hidrosfera, Atmosfera e Biosfera.


Biosfera é o espaço do Planeta Terra que possuem vida;

Atmosfera é a Camada de ar que envolve o Planeta Terra;

Litosfera é  o conjunto de rochas do Planeta Terra;

Hidrosfera é o Conjunto de água do Planeta Terra.

                                                              Exercícios de Fixação

1. Como se formou a superfície do planeta Terra?
2. Qual é a relação entre as atividades dos vulcões e a superfície do Planeta Terra?
3. Quais são os materiais que existem no interior da Terra?
4. Cite uma explicação para a formação dos oceanos.
5. O que é Litosfera?
6. O que é Hidrosfera?
7. O que é Atmosfera?
8. O que é Biosfera?


Postado por: Ana Fidelis
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Aula 2 de Ciências do 6 ano





O Sistema Solar 




        O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta. 
Os corpos mais importantes do sistema solar são os oito planetas que giram ao redor do sol, descrevendo órbitas elípticas, isto é, órbitas semelhantes a circunferências ligeiramente excêntricas. 



Movimento de Rotação

O movimento de rotação da Terra dura, aproximadamente 24 horas. O que corresponde a um dia. A Terra, por ser esférica, não é iluminada toda de uma vez só. Conforme a Terra gira em torno do seu eixo, os raios de luz solar incidem sobre uma parte do planeta e a outra fica à sombra. O ciclo do dia e da noite ocorrem graças a rotação. Enquanto o planeta está girando sobre seu próprio eixo é dia nas regiões que estão iluminadas pelo Sol (período claro) e, simultaneamente, é noite nas regiões não iluminadas (período escuro). 




Movimento de Translação

O movimento de translação é executado pelos planetas ao redor do Sol, e o tempo que levam para dar uma volta completa é denominado período orbital. No caso da Terra esse período leva cerca de 365 dias e aproximadamente 6 horas para se completar. Em razão do movimento de translação e da posição de inclinação do eixo da Terra, cada hemisfério fica, alternadamente, mais exposto aos raios solares durante um período do ano. Isso resulta nas quatro estações do ano: verão, outono, inverno e primavera. 


Exercícios de Fixação

1. Descreva o movimento de Rotação.
2. Descreva o movimento de  Translação.
3. Qual é a estrela do Sistema Solar?
4. Como é chamado o caminho que um planeta faz em torno do sol?
5. O que é o Sistema Solar?
6. Quais são os Planetas do Sistema Solar?
7. Qual Planeta foi extinto do Sistema Solar? Justifique.
8. Quem é o centro do Universo? 



Postado por  Ana Fidelis
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Aula 1 de Ciências do 6 ano



O Universo e a Terra


Observando o céu com o auxílio de um telescópio, é possível perceber que o número de corpos celestes é muito maior e também pode-se ver detalhes das formas e da cor dos astros. 


Astronomia é a ciência que estuda o Universo. O Universo é composto por aglomerados de galáxias, com nebulosas, estrelas, cometas, planetas e seus satélites, e tudo que neles existe. Exemplo do planeta Terra possuem plantas, animais, rochas, água, ar etc. Compare as duas fotos


O surgimento do Universo

As galáxias estão se afastando uma das outras, isso acontece porque o Universo está se expandindo. Mas se ele está se expandindo, podemos concluir que, no passado as galáxias estavam mais próximas. Então aconteceu o big-bang. Era o início do Universo, que teria ocorrido há mais ou menos 15 bilhões de anos. 




Lembram de nossa aula experimental simulando a expansão do Universo: Peguei uma bola de festa e coloquei pontos pretos na bola e quando comecei a encher a bola os pontos foram se afastando.


Exercício de Fixação
1. O que é Astronomia?
2. O que é Universo?
3. O que foi o Big Bang?
4. Para que serve o Telescópio?
5. Descreva a nossa aula experimental.
6.  Qual instrumento utiliza-se para observar os Astros?


Postado por: Ana Fidelis
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quinta-feira, 11 de abril de 2013

Revisão de Química Parte 2

Substância Pura
É quando encontra-se uma situação onde é formada por uma única substância. Mas sabemos que é difícil identificar uma substância pura.
Mistura
É a reunião de duas ou mais substâncias sem que haja reação química entre elas, e mantendo cada qual suas propriedades.
Classificação das Substâncias

Misturas homogêneas é quando verificamos apenas uma fase, mas sabemos que ali há mais de uma substância. Exemplo: Água e Vinagre.




Misturas heterogêneas verificamos mais de uma fase. Exemplo: Água e Óleo.



Classificação em relação ao número de Fases


Monofásica: Misturas que possuem apenas uma fase;

Bifásica: Misturas que possuem duas fases;




Trifásica: Misturas que possuem três fases;




Exercícios de Fixação
1. O que é mistura?
2. O que substância pura?
3. O que mistura homogênea?
4. O que mistura heterogênea?
5. O que mistura monofásica?
6. O que é mistura bifásica?
7. O que é mistura trifásica?
Postado por: Ana Fidelis e Felipe Miranda.
Bons Estudos.