terça-feira, 14 de maio de 2013

Aula vídeo Poríferos




                                    




Atividade para Casa

1.  Qual é a vantagem da reprodução assexuada  por gêmulas?

2. Os poríferos não têm órgãos especializados para respiração, circulação e excreção. Qual é, então, o mecanismo simples, geral, que eles apresentam para efetuar essas funções?

3. Qual é a constituição do esqueleto dos poríferos?

4. Como é constituído o esqueleto dos poríferos?

5. O que há entre a camada externa e camada interna que formam o corpo dos poríferos?

6. Faça um relatório dos vídeos.

Obs: Lembrem que as atividades estão sendo verificadas para utilizar na pontuação da II Unidade.



Postado por: Ana Fidelis


Texto de Poríferos



A capacidade de regeneração

          Vários experimentos foram feitos com diferentes espécies de esponjas, que mostraram uma grande capacidade de regeneração. O experimento mais extremo foi a fragmentação de um animal em mínimos  pedaços, que depois foram passados em uma fina peneira, de modo que só ficassem íntegros pequenos grupos de células. Deixadas em repouso, na água do mar, essas células conseguiram se agrupar e organizar a estrutura típica de animais normais. 
             A independência funcional e a indiferenciação das células dos poríferos têm possibilitado a obtenção de novos indivíduos, em espécies de interesse comercial, na Flórida ( EUA). Pedaços de esponjas são cortados, fixados em blocos de concreto e deixados no fundo do mar. Após alguns anos, essas "sementes" se desenvolveram e originam novas esponjas, com tamanho de valor comercial. Uma vez coletadas, elas são secas e vendidas como as apreciadas esponjas de banho. 

                             





Atividades de Casa



1. Marque V para verdadeiro e F para falso. Se falso justifique.
 (    )  Houve um experimento com diferentes tipos de espécies;
 (    )  No experimento utilizou apenas uma espécies.

2.  Qual é o nome científico das esponjas?

3. Descreva o corpo das esponjas associando ao vídeo o Assoprador de Recifes de Bob esponja.

4. As esponjas podem se regenerar?

5. Qual foi o experimento mais extremo e porque ele foi mais extremo?

6. As células que sofreram regeneração conseguiram se agrupar? Como foi?

7. As esponjas tem valor comercial?

8. Em que resulta a independência funcional e a indiferenciação das células dos poríferos?

9.  Qual país citado no texto utiliza as esponjas com valor comercial?

10. Onde os pedaços de esponjas cortados foram fixados?

11. Depois de coletar as esponjas o que ocorre?

Obs: Lembrem que cada assunto estamos realizando atividades valendo pontuação para a II Unidade.




 Postado por: Ana Fidelis





Aulas de Poríferos 7 ano A e B


Poríferos

Os poríferos (pori= poro + fero= possuir) animais simples, aquáticos, fixos, não possui tecidos especializados, diferentemente dos demais filos.
O corpo dos poríferos é formado por duas camadas celulares, uma externa de origem epidemial, onde localizamos pequenos poros e parede interna composta por células especiais características do grupo conhecidas por coanócitos (cono= colarinho), entre a camada externa e interna há um espaço preenchido por uma massa gelatinosa, a massa gelatinosa contem células livres e espículas de calcário ou sílica que, emaranhada na rede de fibras flexíveis, de espongina, formam o esqueleto do animal.
Em algumas espécies de estruturas mais complexa, a parede corporal é mais espessa, formando um conjunto de câmaras interligadas, forradas por coanócitos, e o átrio é menor.
Coanócitos são células especializadas, Cada coanócito possui um longo flagelo. O batimento dos flagelos promove um contínuo fluxo de água do ambiente para o átrio do animal. A essa água estão misturados restos orgânicos e microorganismos, que são capturados e digeridos pelos coanócitos.



       A principal característica dos poríferos é que eles são filtradores, pois a corrente de água penetra pelos seus poros, circulando pelos canais e pelas câmaras, chega átrio e sai pelo poro superior. O batimento dos flagelos dos vários coanócitos promove a circulação da água, trazendo os microorganismos e partículas alimentares. Os alimentos adquiridos pela corrente de água aderem aos colarinhos dos coanócitos e escorregam até entrar em contato com o citoplasma, que são captados por pseudópodes e passam a constituir vacúolos, onde ocorre a digestão intracelular.

       O contato direto de todas as células do animal com a água, fora e dentro dele, garante a livre difusão de substâncias que são facilmente trocadas, como por exemplo, gases respiratórios e excretas solúveis. Com isso, entende-se a ausência dos sistemas digestório, circulatório e excretor.

     Algumas espécies de poríferos ficam totalmente expostas aos predadores, apresentam mecanismos de defesa contra a predação. O principal mecanismo utilizado para defesa é de natureza química, umas esponjas produzem uma substância tóxica e outras produzem substâncias com atividade anti-microbiana, ambas situações são consideradas mecanismos de defesa

       Além de atuar como mecanismo de defesa contra predadores e infecções microbianas, essas substâncias tóxicas expelidas pelas esponjas, são vantajosas na competição por espaço que os poríferos travam com outros invertebrados, como os corais, e até mesmo com outras esponjas. Isso permite a algumas esponjas que cresçam rapidamente. É comum observar entre os poríferos e outras espécies a relação de comensalismo. A estrutura do corpo das esponjas e as suas defesas contra predadores tornam esses animais excelentes refúgios para invertebrados menores e para alguns peixes
A reprodução

A reprodução pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada ocorre por gemas, que se desenvolvem como saliência externa ao corpo, e por brotamento e por gêmulas, ocorre em esponjas de água doce. A reprodução por gemas produz vários novos indivíduos, que permanecem interligados, formando extensas colônias, geralmente incrustantes, sobre rochas submersas.
A gêmula é um conjunto de células indiferenciadas, protegidas por uma camada externa de espículas, que suportam longos períodos de exposição ao ar, e assim cada um produzindo um novo indivíduo quando voltam às condições ambientais normais
A reprodução por brotamento que podem se separar do corpo do animal e der origem a novas esponjas.

A reprodução sexuada ocorre pela fecundação dos óvulos por espermatozoides trazidos de outras esponjas pela água circulante. Do zigoto resultante formam-se microscópicas larvas ciliadas que se desenvolvem em novos indivíduos.




Postado por: Ana Fidelis