sábado, 28 de setembro de 2013


Antes de lermos a história em quadrinhos do "Menino Maluquinho e o Rebuliço contra Dengue", solicitei aos meus queridos alunos do 7° ano B, que desenhassem tudo que sabiam sobre a dengue.











Postado por: Ana Fidelis



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Feira de Ciências do 6° ano B


IMIGRAÇÃO JAPONESA
ALUNOS DO 6° ANO B
SHIRLAYNE
ANA FIDELIS

EQUIPE
ALUNO
FUNÇÃO
TEMA
01
ERNANDES
LÍDER
História da Vinda dos Japoneses para o Brasil.
LAIZA
LIDERADO/A
VINÍCIUS DIOGO
LIDERADO/A
WESLEY
LIDERADO/A
WILLAMIS
LIDERADO/A
HEENRY
LIDERADO/A
ANDREW
LIDERADO/A
02
MONALISA
LÍDER
Comidas japonesas.
BRUNA LUIZA
LIDERADO/A
MARIA LUIZE
LIDERADO/A
SCARLET
LIDERADO/A
RAYSA VENTURA
LIDERADO/A
CAMILA MARIA
LIDERADO/A
RAFAELA
LIDERADO/A
03
PAMELA BRENDA
LÍDER
O hábito alimentar determina o tempo de vida.
EDUARDA ANTONIA
LIDERADO/A
MARIA EDUARDA
LIDERADO/A
YASMIM DA SILVA LIMA C.
LIDERADO/A
RAIANNY RODRIGUES
LIDERADO/A
ISADORA VALLESKA
LIDERADO/A
ANNYELI SANTOS
LIDERADO/A
04
LUCAS
LÍDER
Ervas medicinais e chás de origem japonesa.
EDGSON NUNES
LIDERADO/A
JESAIAS CLAUDINO
LIDERADO/A
PAULO ROBERTO
LIDERADO/A
JOÃO VITOR
LIDERADO/A
HESDRAS HENRIQUE
LIDERADO/A
ANTONIO PEDRO
LIDERADO/A

Postado por: Ana Fidelis.
Bom Final de Semana e boas pesquisas!!!!!!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Revisão Parte 1/3 de Química 9° ano A e B


Colégio Pontual
Aluno (a):                                                                               Data:
Professora: Ana Fidelis

1° Avaliação Grupal de Química 

1. Consulte a tabela periódica e monte o quadro a seguir, preenchendo os espaços em branco abaixo pelas fórmulas que faltam.

2. (PUC) Os elétrons que diferenciam o cálcio (Z = 20) de seu cátion bivalente estão situados no subnível:
a)3s                                
b)3p                          
c)4s                           
d)3d                          
e) 4p

3. Com referência à molécula H2S, forneça:
a) Distribuição eletrônica fundamental de cada elemento (H = 1; S = 16)

b) Fórmula eletrônica.

4. Um elemento X, com 6 elétrons de valência, forma com o hidrogênio, um composto de fórmula?

5. Consulte a tabela periódica e represente a fórmula eletrônica e a estrutural dos compostos:
a) HBr
b) Cl2O
c) NCl3
d) CS2

6. A molécula que apresenta somente uma ligação covalente normal é:
a) F2
b) O2
c) CO
d) H20

7. (UFMG-MG) Considere os elementos 1A, 8B, 17C.
a) Faça a distribuição eletrônica dos três elementos e indique o número de elétrons existentes em suas camadas de valência.

b) Faça a combinação entre (A e B) e (A e C). Indique a fórmula eletrônica e a estrutural de cada composto resultante das combinações.

c) Quantos elétrons existem em uma molécula do composto resultante da combinação entre os elementos B e C?

Postado por: Ana Fidelis
Bons Estudos



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Horta com garrafas Pets


Em comemoração ao dia da árvore resolvemos construir uma horta com os alunos. Para sensibilizar os alunos sobre a necessidade de uma relação sustentável com o ambiente trabalhou-se durante o debate e construção da horta questões relativas ao processo de reutilização de garrafas pets descartadas de modo corriqueiro e irresponsável no ambiente. Dentre as diversas possibilidades de reutilização desse material, a atividade foi realizada para  estimular a consciência sustentável desta comunidade escolar. Para viabilizar o processo de conscientização, é preciso que a escola não restrinja seu trabalho ao repasse de informações e conceitos, mas crie condições para que seus alunos reflitam sobre os problemas que os cercam e aprendam de forma dinâmica transformar a realidade em que vive. Então debatemos em sala de aula durante a construção da horta o tópico abaixo:
Sabemos que a grande quantidade de lixo, principalmente de garrafas PET em locais inapropriados. O lixo a céu aberto provoca o acúmulo de animais (ratos, baratas, escorpiões e mosquitos) que provocam doenças (leptospirose, hepatite, dengue), que podem levar à morte. Desse modo, na tentativa de reduzir o número de garrafas PET depositados no ambiente, montamos uma horta com garrafas PET no intuito de construir um espaço verde na escola que no futuro possa ser utilizado nas aulas de ciências, para conteúdos como o de cadeia alimentar, a importância do consumo de legumes e frutas, a morfologia dos produtos cultivados.
Materiais Utilizados 

Garrafas PET de 2L ou de água Mineral de 1,5L;

Tesoura sem ponta;

Régua;

Terra;

Sementes ou mudas.

Procedimentos


Primeiro passo: É cortar a garrafa ao meio, essa etapa peça ajuda a um adulto. 


Segundo passo: Faça de 3 a 8 furos na borda da garrafa. Repare que os furos devem ser feitos até numa altura máxima de 12 centímetros a contar da tampa. Também peça ajuda a um adulto para executar esta etapa.
Terceiro passo: coloque a parte de cima da garrafa encaixada na parte de baixo da garrafa . E na parte de cima você coloca terra . 

 

Quarto passo: Coloque as sementes de escolha. A que usamos no 7° ano A foi de Coentro.

Quinto passo: Colocamos mais um pouco de terra para cobrir as sementes.


E está pronto! Agora é só cultivar as mais variadas plantinhas e lembrar-se de regar nossa hortinha, turma. Optamos por temperos brasileiros, como a salsinha, a cebolinha, o coentro, o manjericão, ou qualquer outro de sua preferência. Plantas medicinais também são bem vindas, como a camomila. É possível ainda fazer o plantio de flores como a margarida. Amanhã continuamos a postar fotos da construção de nossa horta.

Galeria de Fotos do 7° ano A

 Debatendo a importância de usar garrafas Pets na Horta e as vantagens de usar produtos orgânicos.

Turminha, colocando a mão na massa.









Postado por: Ana Fidelis






quinta-feira, 19 de setembro de 2013

IFPE



Meus amores do IFPE, vejam a imagem de uma célula animal e observem uma célula eucariontes. 


Mas porque ela é uma célula eucarionte?

Postado por: Ana Fidelis.
Bons estudos!

terça-feira, 10 de setembro de 2013


Período de Isenção do IFPE


Os pedidos de isenção deverão ser feitos, no período de 09 a 12/09/2013. As isenções deverão ser solicitadas on-line, no sítio www.ifpe.edu.br, a partir de 00h00min00s do dia 09/09/2013 até as 23h59min59s do dia 12/09/2013.


Postado por: Ana Fidelis.

Turminha do 9° ano A e B do Colégio Pontual, que deseja ter um ensino de qualidade e além de tudo torna-se um profissional capacitado e apto a atuar no mercado de trabalho. Então siga a dica abaixo e efetue logo sua inscrição.


Dica: Antes de escolher o curso façam uma pesquisa para saber em qual área desejam atuar. Já que essa etapa é muito importante para vida profissional de vocês, então é melhor pensar direitinho em nossas habilidades e competências.

Link para inscrição:http://www.recife.ifpe.edu.br/.

Postado por: Ana Fidelis.


sábado, 7 de setembro de 2013

Aula de Propriedades dos gases e do ar do 6° ano A e B


O ar está presente em todo lugar sobre a superfície da Terra, para provar peça que seus alunos abanem o rosto com uma folha de caderno ou fale das folhas das árvores que balançam. Ele ocupa praticamente todo o espaço próximo e ao redor da terra que não esteja preenchido por líquido, sólido ou outros gases. Ele é importante para a manutenção da maioria das formas de vidas, tanto animais quanto vegetais.  Nós devemos entender as propriedades dessa substância que não podemos ver, mas que é vital para nossa sobrevivência. Nós sabemos e podemos facilmente demonstrar que o ar pode ser sentido, ocupa espaço, tem peso, exerce pressão e pode se expandir. 
Para demonstrar que o ar exerce pressão desafie seus alunos a encherem uma bexiga dentro de uma garrafa.



 O ar no interior da garrafa exerce uma pressão maior contra a bexiga, por isso a bexiga não encherá, pois a garrafa está cheia de ar, que é matéria, formado de gases e ocupa espaço, não deixando lugar para a bexiga.

Meus amores do 9° ano A e B fazendo a distribuição eletrônica num diagrama de Lews Pauling no chão pensem como foi legal e proveitoso. Acredito que às vezes sair do quadro é melhor e vantajoso. Cada grupo receberia um conjunto de cartas que representavam os elementos químicos para desafiar o próximo grupo a distribuir de forma correta o número atômico do elemento. Quando o grupo terminava a distribuição explicaria para os demais e quando havia erro os demais grupos apontavam. Essa atividade não tem como objetivo a competição entre grupos, mas sim que eles construam seus conhecimentos juntos, afirmo que essa prática é vantajosa, pois fiquei muito orgulhosa de presenciar um grupo auxiliando o outro.