sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Aula de Ecologia 1 para 6° ano A e B


Os conteúdos de Ecologia são apresentados com muitos conceitos que acabam induzindo aos alunos a decorar o conteúdo, com nomenclaturas e conceitos de difícil assimilação. Existem várias maneiras de trabalhar o conteúdo de Ecologia em sala de aula de forma a deixar o assunto mais atrativo para o aluno, dentre elas podemos citar: uso de maquetes e imagens, ou seja, utilizando conteúdos que façam parte do cotidiano do discente. [Camargo, 2007].
O objetivo desta maquete foi demonstrar aos alunos o conceito de fatores bióticos, abióticos, espécies, população, comunidade e ecossistema, utilizando uma atividade lúdica. Sabemos que o tempo do professor é limitado, mas a prática de uma atividade lúdica como esta é prazerosa para alunos e professores, pois quando o professor menos espera surge outros conceitos que esses alunos acabam aliando, como por exemplo, o objetivo é mostrar um microecossistema, mas teve alunos que formaram o conceito de seres que se alimentam de vegetais e outros de animais. Então por esses motivos notados na aula percebo que o resultado é eficaz. 
No final da aula, foi entregue aos alunos um questionário para saber os pontos positivos, negativos da aula e que sugerissem uma atividade para a próxima aula de cadeia alimentar. Entre as duas turmas de 6° ano totalizam 57 alunos, 48 alunos gostaram da aula e sugeriram que na próxima aula deveria ter alguma brincadeira que eles ficassem num ambiente livre, por isso, que tivermos a prática do Pega Pega Alimentar. No dia seguinte houve uma atividade onde eles deveriam citar os fatores bióticos e abióticos, demonstrar uma população e comunidade, descrever um ecossistema e conceituar o termo ecologia.

Imagens da Maquete








Postado por: Ana Fidelis
Bom final de Semana!!


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Aula de Ecologia 2 para 6° ano A e B


Pega Pega Alimentar

    Para demonstrar o funcionamento de a cadeia alimentar e a classificação dos animais em produtores, consumidores e decompositores, houve uma dinâmica em que dividiu-se a turma em três equipes: grupo de vegetais, grupo de preás e grupo de onças. No final de cada rodada, os discentes junto com a docente construíram alguns conceitos: herbívoros, onívoros, carnívoros, consumidores, produtores, relações intraespecíficas e relações interespecíficas.

Metodologia

1.  A atividade realizada demonstra uma cadeia alimentar, onde encontramos Vegetais, Preás e Onças;
2. A classe será dividida em 3 grupos, sendo que o grupo de vegetais devem ter 2 a 3 alunos a mais que os demais grupos;
3. Um grupo representará os Vegetais, os outros Preás e o último as Onças. Cada grupo foi identificado com crachás com o nome do respectivo grupo;
4. Os vegetais ficaram espalhados pelo pátio, os preás ficaram em fileiras ficando distantes 1m das onças, que também estavam em fileiras;
5.  A professora deve sinaliza o inicio e o término;
6.  Cada rodada terá 10 segundos;
7. A cada rodada os alunos deverão ser novamente distribuídos para formar a geração seguinte; os dados das rodadas foram discutidos ao final de cada rodada.

Regras

1. Vegetais: Quando apanhadas pelos preás deverão permanecer no local onde foram apanhadas até a próxima rodada, e depois deverão ir para o grupo dos preás;
2. Preás: Cada preá deverá apanhar 1 vegetal e evitar ser capturado por uma onça. A única defesa possível dos preás é abaixar-se. Abaixando-se, estarão escondidos das onças. Quando apanhados por uma onça os preás deverão permanecer no local onde foram capturados até o término da rodada. Na rodada seguinte esses preás passarão a serem onças;
3. Onças: cada onça deverá capturar um preá.
- Preás e onças que não conseguiram alimentos voltaram na rodada seguinte como vegetais;
- Preás e onças que conseguiram alimentos continuaram respectivamente como preás e onças;
- Os vegetais que foram capturados voltam como preás. Os preás capturados voltam na próxima rodada como onças.











Postado por: Ana Fidelis.